Série de Palavras sobre o "Ânimo"

Ânimo (Parte II)

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”. – Josué 1:7

Esse versículo da Palavra do Senhor nos ensina:

  • As características de alguém animado

- Obediência a Lei

Cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;”

A bíblia diz que o Senhor Jesus foi alguém que aprendeu a obediência naquilo que sofreu. O Senhor Jesus para obedecer a Lei, teve de se esforçar, teve de ter “mui bom ânimo”. Obediência está intimamente ligado ao ânimo.
Se Jesus não estivesse “animado” por morrer por nós, quem estaria?
Jesus deu o exemplo para os apóstolos que sabiam que “É melhor obedecer a Deus do que aos homens”.

- Determinado

Não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”.

Determinado é alguém: “bem resolvido, decidido, que não hesita, ousado, resoluto”.

O Senhor Jesus é bem resolvido no que faz; Se é para fazer, vamos fazer, se não é para fazer, não vamos fazer! Jesus tinha um espírito resoluto; ao dizer “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou” Ele estava dizendo “Tenho um propósito maior que o de vocês e esse propósito é cumprir a vontade do Pai”. Todo aquele que é determinado é ousado, não hesita.

É aquele que seu prazer está na Lei do SENHOR e na sua lei medita dia e noite, que não se assenta na roda dos escarnecedores, nem se detém no caminho dos pecadores e não anda no conselho dos ímpios. É aquele que cumpre a vontade do Pai “doa a quem doer, custe o que custar”.

Pra podermos obedecer fielmente aquilo que Deus nos diz precisamos ser determinados. Imagine o desafio que Israel enfrentou: Sete nações, sem conhecimento prévio da Lei do Céu, e costumes totalmente contrários a essa lei, e Israel foi o pioneiro no assunto de cumprir as “Leis do Céu”, pois ousou obedecer ao SENHOR.

Comentários