Como vencer o desânimo?

Como vencer o desânimo? - 1 Sm 30:1-6

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.”
Desânimo é um sentimento que vem universalmente, mas como vencê-lo? Para vencê-lo precisamos de:
  1. Estar abrigados no SENHOR – Sl 31:1, 2

Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça. Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.”
Davi buscou forças no SENHOR, somente ele pode dar força ao cansado e multiplicar a força ao que não tem nenhum vigor como diz Isaias 40:28-31:
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”
  1. Ser nós mesmos – Am 7:11-15

Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro. Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; Mas em Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei e casa real. E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel.”
Os judeus rotulavam Amós como se ele não fosse profeta por sua aparência e profissão, mas ele sabia do seu chamado, da mesma forma, se as pessoas te dizem que você parece não ser o que é, continue sendo você, sabendo que você é único (a) desde a criação humana e que não haverá outro teu igual. Sua voz, seus traços, seu pano de fundo, seu sorriso são únicos, Deus fez você como você propositalmente e unicamente! Não mude, apenas porque querem que você mude. Se for mudar, mude porque Deus colocou isso no seu coração!
Seja você, mesmo que te digam que você é um João-Ninguém. Saiba que “Missionários são joões-ninguém tentando animar alguém” – Evangelista Jim Elliot
  1. Pedir socorro, ajuda – Ex 18:14-27

Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.
E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;
E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.
E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.
Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.
Ninguém faz nada sozinho:
Um time de futebol, vence uma partida se estiver totalmente unido e se houver também substituições;
Policiais Rodoviários viajam aos Pares, duplas;
Marinheiros cavam trincheiras para duas pessoas, na eventualidade de haver uma batalha;
A bíblia diz: (Ec 4:9-12)
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
  1. Louve a Deus pelas feridas na sua alma

Louve a Deus pelo martelo, pela lima e pela fornalha” – Rutherford
Saiba que o martelo e o prego estão seguros pelo mesmo trabalhador e que a lima e o metal e a fornalha estão na mão do artesão, da mesma forma, as situações que o ferem estão todos debaixo da mão de Deus para fortalecê-lo ainda mais!
  1. Vença o Cansaço

Talvez você esteja cansado de:

  • Esperar – Sl 69:3

Estou cansado de esperar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.

  • Estudar e aprender – Ec 12:12

E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é cansaço da carne.”

  • Combater o inimigo – 2 Sm 23:10

Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.”

  • Crítica e Perseguição – Sl 6:6, 7

“Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas, Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.”

Como vencer o cansaço?
  • Vá a Jesus – Mt 11:28-30 e Hb 12:1-3

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
“Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.”
  1. Não reclame da crise – Sl 119:67, 71

Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
Alexander Solz Henitsyn não tolerava crises até o dia em que foi preso, pois na prisão aprendeu que a crise era o trampolim que Deus usa para dar saltos maiores
  1. Console o quanto puder – Mt 7:12

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Hoje somos nós quem consolamos, mas amanhã poderemos ser os consolados, se não consolarmos hoje, quem nos consolará amanhã?
  1. Seja Circular

Ser circular é ser crente comprometido, não apenas domingueiro, mas aquele que ora, que jejua, que lê a palavra, que edifica sua fé!
  1. Aprenda a Errar – Fp 3:13, 14

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
O erro é uma das coisas que nos une uns aos outros! Todos nós erramos, se não erramos, não somos perfeitamente homens, exceto Jesus que sendo plenamente homem foi isento de erros completamente!
  1. Seja prático – Tg 2:14-26

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Alguém disse: “Praticidade chama atenção dos sábios”
  1. Acredite no improvável

Se você crê no que escreverei agora, você crê no improvável:

  • O mar vermelho abriu - Ex 14
  • Jericó foi vencida após sete dias de “gritaria”- Js 6
  • Davi matou Golias - 1 Sm 17
  • Jesus ressuscitou – Mc 16

Fanny Crosbey dizia “Cordas quebradas, vibrarão uma vez mais”

  1.  Seja encorajador

Quantos pródigos são mantidos fora do reino de Deus pela conduta desamorosa dos que professam estar dentro dele! – Henry Drummond

  • Seja Barnabé – Filho do Encorajamento, Exortação, Consolação

  1. Encorajador para finanças – At. 4:32 -37

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
  1. Encorajador para comunhão – At. 13:1, 46

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era necessário que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;
Observe :
  • A ordem dos nomes se alteraram. No verso 1, Barnabé estava a frente, mas no verso 46, Paulo estava a frente da obra, isso quer dizer devemos encorajar outros mesmo que eles se tornem melhores que nós!

  1. Encorajador para fracassados – At. 15:36-39

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Aparentemente, João Marcos fracassou, mas com o encorajador Barnabé ele se recuperou completamente, a ponto de:
  • Escrever o evangelho que leva seu nome (Marcos)
  • Ajudar Pedro em Roma – 1 Pe 5:13

“A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.”
  • Ajudar Paulo em Roma – 2 Tm 4:11

“Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.”

Encoraje mesmo quem tem te entristecido, pois amanhã ele pode te ser muito útil como Marcos foi para Paulo!

Quero concluir este estudo, dizendo que para vencer o desânimo é necessário nos revestirmos da armadura de Deus que de acordo com o pastor Éber Rodrigues são “verdades que levam você a ser vitorioso na batalha”

Quero concluir lendo com você Ef 6:10, 11:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Deus abençoe você e que você possa vencer o desânimo em nome de Jesus!


Comentários