Estou no Vale e AGORA???

Tema: Estou no Vale, e Agora?

Há alguns dias, eu estava orando no Espírito, e o Senhor me disse: “Filho, você está para entrar num vale, muito profundo; Um vale, sem precedentes, em sua vida, prepare-se para ele”. A partir daí, eu comecei a estudar na Palavra sobre “Estou no Vale, e Agora?” Esse estudo, gerou essa Palavra. A minha oração, é que o Espírito Santo a use para confortar todos os que estão no vale e os que ainda passarão por ele! Vamos lá:

Há 166 ocorrências da palavra “vale” na bíblia. 163 no AT. e 3 no NT.

  1. Considerações sobre o “vale”:

è Vale é lugar de Batalha intensa – Gn 14:8,9
“Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim, Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco”.
è Vale é lugar de fuga e queda – Gn 14:10
“E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte”. 
è Vale é um lugar de desmaio de alma – Nm 32:9
“Chegando eles até ao vale de Escol, e vendo esta terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o SENHOR lhes tinha dado”
è Vale é lugar de Morte – Sl 23:4
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
è Vale é lugar de bênção - II Cr 20:26
“E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje”.
Beraca em hebraico quer dizer: “Bênção”
è Todo vale será aterrado – Is 40:4
“Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará”
è Vale é um lugar de descanso – Is 63:14
“Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso”
è Deus fala conosco no vale – Ez 3:22
“E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo”
è O vale pode-se transformar – Ez 37:2,10
“E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos E profetizei como ele me deu ordem; então o Espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”
è Vale é um lugar de decisão – Jl 3:14
“Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão”.
Esse vale da decisão é o local onde o Senhor Jesus julgará as nações por ocasião do seu retorno.
  1. Como vencer o Vale?

a)     Primeiramente, revestindo-se da armadura de Deus – Ef 6:10-17.

O apóstolo Paulo diz: “Vistam toda a armadura de Deus, para que quando terminarem tudo, vocês possam permanecer inabaláveis”.

b)     Orando no Espírito (orando em Línguas) – I Co 2:7; 14:2; Ef 6:18; Jd. 20.

É importante ressaltar sempre que o dom do Espírito não cessou no tempo apostólico (At. 2:38, 39), e que os que crêem em Jesus falam em outras línguas
(Mc 16:17).

c)      Confessando o que a Palavra de Deus diz – Is 55:10, 11.

O Dr. e Pr. Myer Pearlman dizia: “Palavras são pensamentos expressos, e pensamentos são palavras não ditas” - Conhecendo as doutrinas da Bíblia.
Todo pensamento de Deus a seu respeito em qualquer ocasião está registrado na Palavra escrita (em grego: Logos) de Deus. O profeta Jeremias disse:
“Assim diz o SENHOR: Sou eu quem sabe que tipo de pensamentos tenho a respeito de vocês, os pensamentos que tenho a respeito de vocês, são pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes o fim que esperam”.  – Jr. 29:11
É importante ressaltar aqui também o que Pv 23:17, 18 diz:
“O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia. Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.”
Seu futuro será bem-sucedido!
Jesus Cristo venceu toda a tentação confessando a Palavra escrita em Deuteronômio. Em todas as ocasiões, Ele disse “Está escrito”.
  1. Por que Deus permite o vale em nossas vidas? – Jr. 18:1-6

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o SENHOR dirigiu-me a palavra: Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o SENHOR. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.
Primeiro: Para nos remodelar segundo a sua vontade.
Segundo: Para nos deixar maleáveis em sua presença.
Terceiro: Para cultivar em nós dependência do Espírito Santo.
Quarto: Para sairmos de lá, fortalecidos – I Pe 1:7

  1. Considerações finais sobre o “Vale”:

a)     O vale nunca será maior que sua força espiritual – I Co 10:13

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
b)     Você está no vale como agente de transformação!

O profeta Ezequiel foi posto no vale pelo próprio Deus. Deus o colocou lá, para que o profeta fosse um agente de transformação. Para que um monte de ossos secos, se tornassem “um exército sobremodo numeroso”.
Ao sair do vale, sairemos fortalecidos e iremos fortalecer os que ainda entrarão nele.
c)      A permanência no vale depende unicamente de você!

Se o profeta Ezequiel se recusasse a profetizar, certamente ele permaneceria lá mais tempo que o necessário. Será que nós, temos permanecido no vale, mais tempo que o necessário, por recusarmos profetizar a verdade de Deus revelada no nosso íntimo? Pense nisso!
Quero concluir com Efésios 6:10 – 13:
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Comentários