O Socorro de Deus vem inevitavelmente

O Socorro de Deus vem inevitavelmente

I Sm 30 conta-nos a história onde a cidade em que Davi morava foi saqueada e queimada quando Davi não estava lá, pois, Davi estava com os filisteus em campo de batalha contra Israel até a morte de Saul, diante de tal cena, Davi pergunta a Deus se ele iria atrás de quem saqueou e queimou sua cidade, Deus responde que sim, Deus disse que daria os saqueadores nas mãos de Davi... O interessante nisso é como Deus entregou os amaquelitas nas mãos de Davi... Davi como sabemos, não estava em Ziclague, e estava distante dela caminho de três dias: “Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo”. I Sm 30:1

Davi demorou três dias até chegar a Ziclague, mas foi esse o período que Deus usou para enviar seu socorro e quando Davi por ordem de Deus saiu a pelejar contra os amalequitas, “acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água, deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias”. I Sm 30:11-13

O socorro de Deus veio inevitavelmente para Davi, através do servo egípcio doente, isso me lembra o que o Senhor Jesus disse sobre a doença de Lázaro:
Esta enfermidade não é para morte, mas para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (Jo 11:4).
E o que o apostolo Paulo escreveu aos Romanos:
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados pelo seu propósito” (Rm 8:28)
Essa não foi a primeira vez que o socorro de Deus veio a Davi, teve outras ocasiões em que o socorro de Deus veio a Davi:
Como na vez que Davi derrotou o gigante Golias[1]
Como na vez que Jônatas enfrentou seu pai Saul em favor de Davi[2]
Como na vez que Mical livrou Davi de seu pai Saul[3]
Como nas duas vezes que os Zifeus quiseram entregar Davi a Saul[4]





O interessante também é o tempo que Deus usou para livrar Davi: três dias!
Os três dias apontam para
  1. Mudança

  • Gn 30:36  Jacó apartou seus rebanhos dos rebanhos de Labão, para testificar que quando Deus tirasse a riqueza de Labão e a desse a Jacó, não haveria motivo de contenda;

  • Gn 40:17, 18  O padeiro do rei Faraó, foi morto em três dias, sua vida mudou totalmente em três dias! Ele era padeiro do rei, e depois de três dias já não era mais.

  • Js 1:11 Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes a mudança veio do deserto até Canaã.


  1. Sacrifício

  • Ex 3:18  O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.

  • Ex 5:3  O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos, pedimos-te, ir caminho de três dias ao deserto, e oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus, para que ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.

  • Ex 8:27 Havemos de ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordenar.

  1. Ressurreição

  • Mt 12:40  pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

  • Mc 8:31  Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse.

  • Mc 9:31  porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá.

  1. Decisão

Quando Salomão morreu e seu filho Roboão assumiu o trono, os israelenses pediram que ele se tornasse mais brando, o que Roboão respondeu que eles retornassem em três dias e em três dias lhes daria a resposta...
Dentro desses três dias, Roboão se decidiu em não atender o povo, pois isso vinha de Deus, devido a muitos pecados dos reis Salomão e Roboão.
Essa história está em I Reis 12

Todos esses significados são muito úteis para a compreensão do socorro de Deus, pois o socorro de Deus:

  • Exige mudança de estratégia
  • Sacrifício da vontade própria
  • Ressurreição dos sonhos
  • Decisão de obedecer a voz do SENHOR Deus

Talvez você esteja para receber o socorro de Deus, mas talvez isso implique em mudanças, sacrifícios, decisão e ressurreição... Você está pronto para isso?
Da mesma forma que o SENHOR enviou o socorro a Davi por meio do servo egípcio, assim também Deus enviará seu Socorro em tempo oportuno!!!!
Desde já comece a louvar o SENHOR!!!




[1] I Sm 17
[2] I Sm 19
[3] I Sm 19:11-17
[4] I Sm 23:19; 26:1


Comentários