Onde está seu coração?

Onde está seu coração?

Na vida de Sansão, encontramos a importância de o coração estar somente em Deus, pois se não estiver somente em Deus acabaremos sendo prisioneiros e o espetáculo para os nossos inimigos.
Sansão era inconstante, pois seu coração ora estava em Deus, ora não estava.
A prova disto está em Jz 16:4-6, 11, 12, 15-18:
E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila. Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos cada um de nós treze quilos de prata. Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir. E ele disse: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, que ainda não houvessem sido usadas, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.  Então Dalila tomou cordas novas, e o amarrou com elas, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E o espia estava na recâmara interior. Então as quebrou de seus braços como a um fio. Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte; E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
O resultado disto é que Sansão foi subjugado, preso, e feito um espetáculo aos seus adversários. Teve seus dois olhos furados, e o nome de Deus foi zombado pelos filisteus, em razão de seu coração não estar totalmente voltado para Deus.
Quando seu coração se voltou unicamente para Deus, a sua força retornou, seu cabelo começou a crescer novamente e Sansão matou mais Filisteus com sua morte, do que em toda sua vida.
Recentemente, vi em uma reportagem de TV, uma jovem que tatuou o nome do Jogador Neymar nos lábios. Querendo mostrar sua “eterna paixão” ao seu ídolo.
O coração dela está totalmente voltado para esse jogador, ela é capaz de fazer loucuras por ele.
Atualmente estou lendo um livro chamado “Loucos por Jesus” e vejo nele vários cristãos a começar com Estevão, que são realmente loucos por Jesus. Será que muitos de nós, faríamos coisas inusitadas aos olhos de outras pessoas para Deus, como essa jovem fez pelo Neymar?
Qual foi a última vez que enlouquecemos por Jesus?
Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós”. (2 Co 5:13)
Nosso coração está totalmente voltado para o trono do Pai?
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer”. – Pv 21:1
Seu coração está como ribeiros de águas nas mãos do SENHOR? O SENHOR pode incliná-lo para aonde quiser?
Qual é seu maior tesouro, é a presença de Deus?
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. – Mt 6:21
É inevitável que venham as “concorrências” com Deus em nosso coração. Mas devemos perseverar até o fim e então frutificaremos abundantemente:
E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança”. – Lc 8:15
Que nesses dias finais que antecedem o retorno de Jesus, a nossa oração possa ser como a musica “Rendido estou – Aline Barros” diz:


Toma-me, rendido estou
Aos pés da cruz me encontrei
O que tenho te entrego, oh Deus
Vem limpar as minhas mãos
Purificar meu coração
Que eu ande em tudo que tu tens pra mim


Eis me aqui, rendido estou
Eu sou teu e tu és meu, Jesus
Meus momentos e os dias meus
Meu respirar e meu viver
Que sejam todos, pra ti oh Deus
Minha vida dou a ti, Senhor
Rendido a ti, estou
E pra sempre cantarei:
Faz em mim o teu querer

Que possamos andar em tudo o que Deus tem planejado desde a eternidade passada para nós e que o Espírito Santo sempre encontre espaço em nós para fazer sua eterna vontade. E lembre-se sempre:

Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida” – Pv 4:23


Comentários