Série de mensagens "O Cristão forte" - O Cristão forte é aquele que aguarda o retorno de Jesus Cristo

o retorno de Jesus Cristo
ð  O retorno de Jesus Cristo é o primeiro assunto tratado na ordem cronológica do Novo Testamento.
O novo Testamento não está na ordem cronológica, pois sendo assim, 1 Tessalonicenses seria o primeiro livro do Novo Testamento e seu tema é o regresso de Jesus, logo, o primeiro assunto abordado no NT é o retorno de Jesus Cristo.
ð  O retorno de Jesus Cristo é o assunto de maior proeminência no Novo Testamento.
Ele é citado cerca de 318 vezes no NT, capítulos inteiros são dedicados ao assunto e epístolas inteiras são dedicados ao assunto como Mt 24 e 1 e 2 Ts.

O NT começa na ordem cronológica falando do retorno de Jesus e termina também falando do retorno de Jesus.

O assunto é tão importante que o apóstolo João escreveu que o Espírito Santo e a Igreja clamam juntos:“Ora, vem, Senhor Jesus!”.

 O assunto estava tão difundido na primeira igreja que a tradição diz que os cristãos se cumprimentavam dizendo “Eirene kharis, Maranatha”, ou seja , “Paz e Graça, ora vem Senhor Jesus”.

Certo escritor escreveu:

Vivamos como se Cristo tivesse morrido ontem, ressuscitasse hoje e retornasse amanhã”.
ð  A escatologia do Novo Testamento gira em torno de três palavras:
Apocalipsis, Epifania e Parousia;
Apocalipsis è Revelação (Ap 1:1)
Epifania
è Manifestação, aparição, reunião ( 2 Ts 2:1)
Parousia (parúsia)
è Vinda, retorno, presença (1 Ts 2:19)
Isso é muito significativo, pois, o retorno de Jesus é fruto de uma revelação do Espírito Santo que foi registrada na Bíblia, é além de tudo, o momento da nossa reunião com ele nos ares, e é onde desfrutaremos de sua presença eternamente.
ð  A definição de “Retorno de Jesus” de acordo com a bíblia:
O retorno de Jesus é o momento onde nos encontraremos com ele nos ares. ( 2 Ts 2:1), é o aparecimento de Jesus para aqueles que o aguardam para a salvação (Hb 9:28), é o momento onde ele cumprirá definitivamento todas as promessas de Deus tanto aos judeus como a Igreja. (Jo 14:1-3)
ð  Considerações finais sobre o retorno de Jesus Cristo:
O retorno de Jesus é muito abrangente, por isso optei por condensá-lo. Porém, vou repassar algumas considerações finais sobre o retorno do Senhor:
1.    O retorno será precedido por incredulidade (Lc 18:8; 2 Ts 2:1-10).
2.    O retorno de Jesus será iminente (Mc 13:33)
3.    O retorno se dará em duas etapas:

 

A.   O arrebatamento a qualquer momento (1 Ts 4:15 – 5:10)
B.   O aparecimento para Israel depois dos sete anos de tribulação (Ml 4:2)
Jesus é descrito em apocalipse para os cristãos como “a brilhante estela da manhã”, (Ap 22:16) e para os judeus como o “o sol da justiça”, (Ml 4:2) isso é profético, pois, a estrela aparece primeiro do que o sol, significando que o nosso arrebatamento é anterior a grande tribulação e que os judeus foram peças chaves para a nossa salvação “pois a salvação vem dos judeus”. (Jo 4:22).
4.    As conseqüências naturais do retorno de Jesus:

A.   Guerra – Mc 13:7
B.   Terremotos e fomes – Mc 13:8
C.   Aumento das missões mundiais – Mc 13:10
D.   Aflição – Mc 13:19
E.   Poderes dos céus abalados – Mc 13:25
Certo pastor diz: “Vivamos o dia de hoje, como se Cristo retornasse a qualquer momento”. Lembremo-nos das palavras de Jesus em Lc 21:34:

“Olhai, por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida e venha sobre vós de improviso aquele dia”.
Retornemos ao princípio do cristianismo e que possamos cumprimentar os irmãos dizendo “Eirene Kharis, Maranatha – Paz e Graça, ora vem Senhor Jesus”.

Comentários