Série de Mensagens: "O Cristão forte" - O Cristão forte é restaurado à comunhão

O CRISTÃO FORTE É RESTAURADO
No primeiro ano do rei persa Ciro, o SENHOR despertou o espírito do rei persa Ciro para que se cumprisse a palavra do SENHOR por boca de Jeremias. E Ciro apregoou em todo o seu reino um edito dizendo: “O SENHOR, o Deus dos céus me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém que é em Judá, quem dentre vocês é contado como seu povo suba a Jerusalém com a ajuda do seu Deus e edifique a casa do SENHOR em Jerusalém, e todo aquele que ficar peregrinando em algum lugar, os homens desse lugar o ajudarão com ouro, prata, bens e gado, sem contar com isso, as ofertas voluntárias. Então os chefes de Judá e Benjamim, juntamente com os levitas e sacerdotes, e todos os que foram despertados por Deus se levantaram para edificar a casa do SENHOR em Jerusalém”. (Ed. 1:1-6 Original Hebraico)
Ao longo dos anos nos desgastamos e precisamos de restauração e hoje vamos compartilhar algumas chaves para a restauração. Essas chaves são:
1.     Toda restauração começa no SENHOR:

No primeiro ano do rei persa Ciro, o SENHOR despertou o espírito do rei persa Ciro para que se cumprisse a palavra do SENHOR por boca de Jeremias.
Quem despertou o espírito de Ciro foi o SENHOR, o Deus de Israel. Foi ele quem foi atrás de Adão no jardim momentos depois da queda, foi ele que desceu na sarça a falar com Moisés em Midiã, foi ele quem se fez homem na pessoa de Jesus Cristo. Foi ele quem nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis em amor e nos predestinou para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo.
Toda decisão de nos reaproximar com ele, partiu dele. Ele foi atrás dos discípulos quando todos retornaram para o mar, foi ele quem escolheu e nomeou cada um para frutificar! Dele, por Ele, para Ele são todas as Coisas!
2.     A missão de restaurar é nossa:

Quem dentre vocês é contado como seu povo suba a Jerusalém com a ajuda do seu Deus e edifique a casa do SENHOR em Jerusalém.
Quem edifica a casa do SENHOR é seu povo. Veja o que diz Ed. 4:3:
Zorobabel, Jesua e os demais líderes de Israel disseram: Não é conveniente que edifiquemos junto com vocês a casa do nosso Deus, mas nós sozinhos a edificaremos como o rei persa Ciro nos ordenou”.
Veja o que diz também Ne 2:20:
Então respondi a Sambalate, Tobias e Gésem dizendo: “O Deus dos céus é quem nos prosperará, somos seus servos, por isso, nos levantaremos e edificaremos as portas e os muros de Jerusalém, pois vocês não têm parte, justiça ou memória em Jerusalém”. (Original Hebraico)
O inimigo vem somente para atemorizar, de fato, Tobias, Sambalate e Gésem alugaram certos falsos profetas e profetisas para atemorizar a Esdras e Neemias.
O que você tem de fazer ninguém fará por você, se nem seus amigos farão, quanto menos seus adversários; veja o que diz Ed. 10:2, 4:
“Secanias, filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão disse a Esdras: Nós transgredimos contra o nosso Deus e casamos com mulheres estrangeiras, mas ainda há esperança para Israel. Levante-se, pois é você quem dirigirá essa obra e nós somente te ajudaremos”. (Original Hebraico)
A terra está em nossa jurisdição:
“Os céus dos Céus são do SENHOR, mas a terra, ele deu aos seres humanos” – Sl 115:16
Logo, o que permitimos na terra é permitido também no céu:
Tudo o que vocês permitirem na terra será permitido nos céus, tudo o que proibirem na terra, terá sido proibido nos céus” – Mt 18:18.
O que você quer fazer com a sua vida espiritual? Você esperará até que outro venha e a edifique por você?
Lembre-se que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. É você o responsável diante de Deus em toda e qualquer instância.
3.     A missão de restauração é nossa, mas seremos ajudados:

E todo aquele que ficar peregrinando em algum lugar, os homens desse lugar o ajudarão com ouro, prata, bens e gado, sem contar com isso, as ofertas voluntárias.
A bíblia chama o Espírito Santo e Jesus no NT como Paraklétos. O paraklétos era alguém chamado a um tribunal para depor em favor do acusado. Da mesma forma o Espírito Santo e o Senhor Jesus são chamados ao nosso lado para ajudar. Ele é o nosso ajudador!
O Senhor disse: “Eu não acuso vocês diante do Pai, quem os acusa é Moisés, em quem vocês tem posto sua confiança” – Jo 5:45.
4.     Precisamos querer ser restaurado:

“Então os chefes de Judá e Benjamim, juntamente com os levitas e sacerdotes, e todos os que foram despertados por Deus se levantaram para edificar a casa do SENHOR em Jerusalém.”
O nosso livre arbítrio determina o que faremos ou deixaremos de fazer. A nossa alma na maioria das vezes não quer orar, jejuar, louvar, congregar, liderar, discipular, evangelizar... E para vencermos isso, precisamos dizer para o Senhor Jesus: Te dou o meu livre arbítrio! Faz em mim, o teu querer
A bíblia diz ainda que o Pai cumprirá o desejo do justo que se agrada dele.
(Sl 37:4; Pv 10:24), o justo em Pv 10:24 somos nós que fomos justificados em Jesus (Rm 5:1-11). Seu desejo é ser restaurado?
 Desde o começo, Deus quis restaurar o homem, mas nem sempre o homem quis ser restaurado por Ele veja:
·        Deus foi atrás de Adão no Éden e Adão se escondeu dele
·        Deus avisou Caim sobre o pecado e Caim nem deu atenção
·        Deus chamou o povo para a arca de Noé mas todos o rejeitaram
·        Deus salvou os judeus do Egito e alguns quiseram retornar para lá
·        Contrataram Balaão para amaldiçoar Israel e Deus abençoou a eles
·        Deus levantou diversos juízes para livrar Israel dos inimigos
·        Deus levantou os profetas para restaurarem a aliança com Israel
·        Deus deixou retornarem a Jerusalém depois do exílio
·        Jesus curou todos os que criam nele, salvou, ressuscitou, perdoou...
·        Jesus morreu e ressuscitou para nos reconciliar consigo
·        O Espírito Santo veio habitar em nosso meio e conosco e em nós

Ao curar alguém, Jesus sempre perguntava “O que quer que eu lhe faça?”

Jesus só fazia quando havia espaço para ele fazer. Em Nazaré, curou alguns poucos, devido a incredulidade deles (Mt 13:58), você quer dar espaço para o Senhor restaurar você?
O Senhor cumprirá somente o desejo do coração daquele que o teme. Qual é o seu desejo? Tomara que seja ser restaurado, porque o de Deus é restaurá-lo. Esteja certo que aquele que começou a boa obra em você, a completará até o dia de Cristo Jesus (Fp 1:6).

Comentários