Quando Deus faz mirrar o pão

Quando Deus faz mirrar o pão – Rt 1:1-6
Mirrar é sinônimo de reduzir, minguar, diminuir. Na bíblia, sempre que ouvimos essa expressão, ela está associada com a fome, a perda, a catastrófe.
Contudo se superamos a crise quando não há pão, somos levados por Deus a lugares de excelência. Existe uma enorme quantidade de pessoas na bíblia que utilizaram a perda e a catastrófe como trampolim para a vitória, vejamos alguns exemplos:
1.    Abraão (Gn 12:10-20)
Conhecido como o “pai de multidões, o pai da fé, o amigo de Deus”. Mas ele foi o primeiro a experimentar a fome na bíblia. Ele foi o primeiro a ver quando Deus fez mirrar o pão. A atitude de Abraão ao ver a escassez de Pão, foi a de descer ao Egito, a mesma atitude seguida posteriormente pelos patriarcas.
Notamos que quando a escassez de pão sempre descemos ao Egito, sempre queremos fazer as coisas da nossa maneira.
Quando nos falta o pão, nosso caráter é revelado. Abraão ao descer para o Egito omitiu o fato que Sara era sua esposa e por algum tempo ficou sem a sua presença. Quando existe a falta de pão e nosso caráter é tortuoso, Deus nos faz perder algumas coisas durante algum período.
Mas graças à Deus pela sua imensa misericórdia, pois apesar de Abraão ter sido privado de Sara, ter omitido a verdade, ter descido ao Egito, o SENHOR lhe deu naquele lugar muitas riquezas.
Há um fato interessante aqui: Mesmo quando há falta de pão, os filhos de Deus tem abundância, porque a prosperidade deles independe do sistema financeiro, mas é totalmente dependente de Jeová Jirê.
2.    Isaque (Gn 26:1-25)
Isaque também experimentou a fome e desceu agora para Gerar e naquele lugar mentiu como Abraão falando que Rebeca não era sua esposa, mas na sua misericórdia, Deus fez com que o rei de Gerar chamado Abimeleque o visse acariciando Rebeca e por isso Isaque não sofreu uma ausência de Rebeca.
É importante dizer que mesmo quando faltava pão, Isaque plantou e colheu cem vezes mais. E isso causou inveja nos filisteus que lhe taparam os poços de água. Mas Deus na sua infinita misericórdia lhe fez multiplicar naquela terra.
Mesmo onde há inveja, contenda, Deus, o Pai, Lhe fará crescer!
3.    José (Gn 37:1 – 41:45) (Sl 105:1-22)
José foi ao último estágio da escassez. A bíblia diz que seus pés foram presos com grilhões,  diz que ele foi posto em ferros, foi angustiado, esquecido, caluniado, mas diz que “O SENHOR era com ele”. A maioria das vezes, você sofrerá dores, angústias, perseguições, calúnias, quando o pão mirrar, mas em meio a tudo isso o SENHOR estará contigo como esteve com José.
4.    Rute, a moabita
Rute também viveu umas das piores crises quando Deus faz mirrar o pão, além de viver a fome, perdeu o sogro, o marido, o genro e saiu da sua terra. Na maioria das vezes, perderemos contatos de amigos, parentes, conquistas. Mas em meio a tudo isso “ O SENHOR visitará sua vida dando-lhe pão”;
Vimos que esses personagens, todos passaram pela escassez de pão, mas todos foram vencedores. O que eles fizeram para isso?
1.    Obedeceram a voz do Onipotente
Em guardar os mandamentos de Deus há grande recompensa (Sl 19:11), quando nós guardamos os mandamentos de Deus, o próprio Deus, o Pai,lhe faz bem (Sl 119:17).
2.    Eram aliançados

·         Primeiro com Deus, como Abraão, Isaque, Jacó, José, Rute...
·         Segundo com Homens, como Isaque e Abimeleque
·         Terceiro com a Família, como Rute e Noemi
·         Quarto com Amigos, como José e o copeiro oficial de Faraó
A aliança está no coração de Deus. Na bíblia existe pelo menos 7 alianças de Deus com o homem. Na bíblia encontramos a expressão aliança por 33 vezes.
Aquele que se isola se insurge (levanta) contra a verdadeira sabedoria (Pv 18:1); Melhor serem dois que Um (Ec 4:9-12), Jesus enviou os discípulos de dois em dois (Lc 10:1)

3.    Tinham a mente renovada com a Palavra de Deus
O Sl 105 diz que a Palavra do SENHOR provou José. Conjecturo eu que em todo tempo, José meditava na Palavra, pois a boca fala do que o coração está cheio, e ao ler a resposta que José deu a mulher de potifar, vemos reflexos da palavra de Deus.
Quando superamos a falta do pão, o que Deus nos dá?
1.    Proteção como Abraão recebeu ao enfrentar os quatro reis em Gn 14
2.    Riqueza como Abraão recebeu em Gn 13:2
3.    Reconhecimento como José recebeu em Gn 41:45
4.    Suprimento como Rute ao buscar alimento no malhadouro de Boaz – Rt 2:1-23
Quando Deus faz mirrar o pão, qual sua postura?

Comentários