Alguns dos ofícios do crente segundo a Bíblia

Os ofícios do crente
1.       Embaixador do Reino dos céus (2 Co 5:18-21)
Embaixador é o mais alto representante de um país dentro de outro. Quando Deus nos confiou a embaixada do seu reino celeste aqui na terra, na verdade, ele estava nos confiando toda a autoridade de pisar nas serpentes e escorpiões e toda força do inimigo além de podermos ligar o que quisermos na terra e nos céus mediante o Espírito Santo (Mt 18:18; Lc 10:19; At. 1:8).
Nós temos em nós as boas notícias que o mundo aguarda, nós somos os arautos atuais do Rei.
Toda a criação está à nossa espera (Rm 8:22). Os que querem entrar no reino de Deus dependem da nossa intercessão constante, dependem de nossa pregação da mesma forma que um imigrante precisa do visto do embaixador para permanecer no país se for estrangeiro.
Se alguém ainda não se converteu é porque nós como embaixadores de alguma forma temos permitido que isso aconteça. Estima-se que 90% de Jerusalém na época apostólica tenha-se convertido porque os cristãos da época eram todos embaixadores leais do seu Rei.
Em algumas parábolas, Jesus conta-nos a estória de um rei que deixou seus servos como seus embaixadores na terra e deu-lhes poder sobre todos os seus bens e servos. Quando esse rei regressou para seu país, pediu contas de cada um dos seus embaixadores (Mc  13:34-37), da mesma forma também o Senhor Jesus quando retornar pedirá contas de como fomos embaixadores do seu reino nesse mundo. (Ec  12:14)
Dentre as muitas funções do embaixador estão ser prudente e alimentar os conservos
(Lc  12:42).
É por essa razão que os primeiros cristãos apregoavam como Jesus: “É chegado o reino dos céus”.  (Mt 4:17; 10:7)
Todos os embaixadores naturais quando cientes de que há algum conterrâneo seu prisioneiro, ele logo quer libertá-lo. De igual modo, nós temos que libertar os homens da mão do diabo, porque todos fomos criados a Imagem e Semelhaça do Deus Todo-Poderoso. (Ml 2:10)
O espaço que a igreja não tem usado é o diabo que tem usado. Porque quando a igreja ataca o inferno retrocede. (Mt 16:18)
O diabo só tem agido na terra ao longo dos milênios porque alguns homens decidiram-se por se deixarem ser instrumentos seus, se nós com o evangelho que é poder de Deus os alcançarmos, o diabo não terá mais como agir. Evidentemente que haverá perfeição somente nos céus com Deus, pois enquanto na terra, os homens não regenerados têm em si o desejo pela rebeldia contra o Deus de Jacó. Mas pelo menos, como embaixadores do reino, podemos amenizar os efeitos devastadores do império das trevas no planeta.
Que possamos ser embaixadores leais ao chamado que o Senhor nos confiou e o cumpramos cientes de que nele (O Senhor) receberemos galardão. (Ap 22:12)
2.       Pescador de Homens (Mt 4:19)
De certo modo, somos nós quem escolhemos quem entrará ou não no reino dos céus, porque como um pescador que apanha uma variedade de peixes na sua rede e seleciona os melhores para seu consumo  e venda, assim também quando nós pregamos estamos de certa forma selecionando os que entarão no reino de Deus. Evidentemente o Senhor nos ordenou a pregar a todos indistintamente (Mc  16:15), mas vemos que a priori os apóstolos partiram para seus conterrâneos judeus e muito tempo depois para os gentios.  Estima-se que entre a ascensão do Salvador e a missão aos gentios tenha-se passado ao menos 20 anos.
De certa forma, o Senhor ao escolher 12 apóstolos de um grande número de seguidores, estava selecionando aqueles que seriam a equipe de governo de sua igreja.
Por isso não há nada de errado em selecionar crentes fervorosos para andar em seu lado.

Quando falo que escolhemos quem entrará no reino, não estou dizendo com isso que uns devam entrar e outros não, mas estou dizendo que fazemos o melhor para alcançar todos, mas se não alcançamos todos, vamos aproveitar melhor a oportunidade que os que querem entrar no Reino nos dão.  Foi isso que o apóstolo Paulo fez vendo que os judeus resistiam a mensagem do evangelho daí ele partiu para os gentios (At. 13:46,47).
Escolher homens nesse contexto é aproveitar para salvar aqueles que nos dão maior abertura a palavra. Isso quer dizer que não fazemos distinção se anteriormente aquele que hoje é cristão por nosso intermédio era traficante, cafetão, prostituta, ladrão, bêbado, homicida, mentiroso, caloteiro ou qualquer outra coisa. Queremos salvar todo tipo de pessoas, mas nem todas querem entrar no reino de Deus. Por isso o Senhor nos ensinou que muitos procurarão entrar na porta estreita e não poderão, pois não valorizaram o convite para a bodas do Filho Primogênito de Deus (Mt 7:13,14; 22:1-14; Lc 14:15-24).
É interessante dizer que para o crente pescador de homens, importa obedecer algumas coisas:
Ø  Integralmente e plenamente a Deus (At. 5:29)
Ø  Lançar sua rede sobre a palavra viva de Deus (Lc 5:5)
Ø  Ter ousadia (Pv 28:1; 2 Tm 1:7)
Ø  Orar ( Lc 18:1-7; 1 Ts 5:17)
Ø  Ser dirigido pelo Espírito Santo (Jo 16:13; At. 11:12; 2 Pe 1:20,21; 2 Tm 3:16,17; Sl 32:8)
Ø  Depender de Deus (Jo 3:27)
Ø  Humilhar-se diante de Deus (Mt 23:12; Lc 14:11; 18:14; 1 Pe 5:6,7)
Ø  Ir até onde os pecadores estão (Mt 28:19; Lc 14:21)
Ø  Ser um obreiro aprovado (2 Tm 2:15)
Ø  Obedecer as leis morais (1 Tm 3:1-16)
Ø  Ser servo (Mc 10:32-45)
O pescador trabalha a noite toda, como os discípulos nos ensinaram. Da mesma maneira, nós devemos trabalhar na seara de Deus quando o mundo todo dorme (Mt 9:35-38; Rm 13:11-14).
O choro pode durar toda a noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:5), o sol da conversão brilhará no nosso ministério se formos fiéis no pouco então Deus nos colocará no muito
 (Lc 16:10).
3.       Cristão (At. 11:26)
Cristão é um seguidor de Cristo, um pequeno Cristo. Aquele que age como Jesus agia (1 Jo 2:6).
No início da igreja, alguém ser chamado de cristão era uma afronta, por essa razão o apóstolo Pedro recomenda aos discípulos: “Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.” (1 Pe  4:14-16).
Em épocas  apostólicas, os cristãos eram conhecidos como “Os do Caminho” (At. 9:1), pois o Senhor é o Caminho (Jo  14:6). Inicialmente, o cristianismo era considerado uma ramificação do judaísmo, por causa disso, alguns césares não impediram sua propagação de imediato por violência.
Inicialmente as colunas da Igreja (Pedro, Tiago O justo, e João) não se abstiveram das práticas judaicas como se vê em At. 10, Aramis C. de Barros, diz que foi necessário pelo menos 20 anos para que o cristianismo alcançasse definitivamente sua distinção do judaísmo.
Não nos tornamos cristãos por freqüentar a igreja, orar, ler a bíblia, jejuar, pagar votos, dizimar, evangelizar, adorar ou ter uma boa índole ou fazer qualquer outra coisa, mas tornamos cristãos ao nascer do Espírito Santo (Jo 3:3,5). Deus tem filhos e filhas, mas nunca netos e netas.
O  N.T. apresenta alguns requisitos indispensáveis para ser cristão que são:
Ø   Arrependimento – Mt 3:8
Ø  Tomar a Cruz e seguir Jesus – Mt 10:37,38
Ø  Confessar Jesus publicamente – Lc  12:8; Rm 10:9,10; 1 Tm 6:12
Ø  Receber Jesus como seu Salvador e Messias – Jo 1:12
Ø  Ser testemunha do que viu e ouviu do Senhor Jesus – At. 1:8; 22:15; 26:16; 2 Pe 1:16
Ø  Ser cheio do Espírito Santo – At. 2:4; 13:52; Ef 5:18
Na época apostólica haviam alguns que saíram do cristianismo e tornaram-se anticristos
(1 Jo 2:18,19), esses são os mesmos que introduziram heresias destruidoras a ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou (2 Pe 2:1). Esse é o cumprimento da parábola do trigo (cristãos genuínos, autênticos) e do joio (crentes falsos, desonestos) na qual o Senhor disse que cresceriam juntos até a ceifa (colheita). É triste dizer, mas desde os tempos apostólicos as heresias saíram do meio do cristianismo.  As Testemunhas de Jeová, por exemplo, tiveram como líder principal um chamado Charles Tize Russel que por não ser ordenado pastor na igreja batista, agregou um grupo de 250 pessoas e iniciou seu segmento religioso. A igreja Católica Apóstolica Romana saiu da Igreja de Atos, porque após o concílio de 311 DC, Constantino adotou o cristianismo como religião oficial do império romano e como Roma era um império que apregoava liberdade religiosa, muito dos ritos pagãos entraram no cristianismo gerando hoje a maioria dos dogmas católicos existentes.
Se alguém não apresenta Jesus como Senhor absoluto no centro de sua vida, de maneira nenhuma é cristão.  Será que nossa geração assemelha-se a primeira igreja cristã da história?

Comentários