Não minta para o Espírito Santo

 Texto Bíblico: At. 5:1-11
Deus não se deixa enganar, o que o homem plantar isso mesmo colherá (Gl 6:7), vejamos o resultado que Ananias e Safira colheram por mentir ao Espírito Santo:
1.    Tiveram seu coração repleto de satanás – At. 5:3
O eterno propósito de Deus é que o homem fosse vaso para contê-lo, no entanto, se o homem não estiver cheio de Deus, ele só pode estar cheio de sua natureza humana caída ou de demônios mesmo.
Jesus falou que os demônios procuram viver em homens e quando são expulsos tendem a retornar para eles se eles não estiverem cheios do Espírito Santo (Mt 12:43-45).
Esses crentes aqui com certeza estavam vazios do Espírito Santo, pois cederam espaço para o diabo, sendo que a bíblia diz “nem deis lugar ao diabo” (Ef 4:27).
Quando você não está cheio de Deus, você estará cheio de outra coisa, seja sua carne, seu ego, ou de demônios.
2.    Tentaram ao Senhor – At. 5:9
A bíblia enfatiza “Não tentarás o SENHOR, teu Deus” (Dt 6:16). Eles expressamente desobedeceram esse mandamento quando mentiram para o Espírito Santo.
O Espírito Santo conhece todas as coisas (Sl 139:7-12), seus olhos passam por todo lugar (Pv 15:3) e é hipocrisia nossa pensar que ao orarmos ele desconhece o estado do nosso coração; Ele é o Senhor que “Sonda mentes e corações” (Ap 2:23), ele é quem retribuirá cada um segundo os feitos do seu corpo (2 Co 5:10).
Tem muita gente que ao orar não admite suas fraquezas ao Espírito Santo, conheço várias. No entanto, a bíblia diz que o Espírito Santo veio justamente para “ajudar nas fraquezas” (Rm 8:26), muita gente acha isso uma irreverência ao Senhor, sendo que Deus ama a verdade no íntimo (Sl 51:6).
Se Ananias e Safira tivessem tido a dignidade de dizer para o Espírito:
“Senhor, vendemos a propriedade por tal valor, contudo, queremos ficar com parte do preço”, pelo menos, não teriam experimentado a morte, pois o pendor do Espírito é vida e Paz (Rm 8:6b), penso que nem seriam castigados, pois o desejo de Deus é que todos vivam (Ez 18:32).
3.    Experimentaram morte – At. 5:10
Em Gn 2:17 se lê em língua portuguesa: “Certamente morrerás”, mas no Hebraico se diz: “morrendo espiritualmente, morrerás fisicamente”. A morte de Ananias e Safira começou no espírito deles. Em Ef 2:1 se diz que devido a nossos pecados “estavámos mortos”.
O salário do pecado é a morte (Rm 6:23a), o pecado uma vez consumado gera morte (Tg 1:15). O inclinar para a carne é morte (Rm 8:6a).
Se alguém vive em promiscuidade receberá por herança morte, se alguém vive se embebedando receberá morte, pois aquilo que o homem plantar isso mesmo colherá (Gl 6:7), aquele que semeia para o Espírito colherá do Espírito vida eterna, mas aquele que semeia na sua carne, da carne colherá corrupção (Gl 6:8). A carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar incorrupção (1 Co 15:50).
É tempo de evitar esses três “males”. É tempo de viver no Espírito (Gl 5:25). Neste momento em que lhes escrevo, tenho dor incensante no meu coração, mas o Santo Espírito a conhece (Rm 9:1,2). Acima de tudo, seja sempre verdadeiro com Deus e assim você não mentirá para o Espírito Santo.

Comentários