O Sacrificío de Jesus e seu Valor

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenaçäo, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificaçäo de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos seräo feitos justos. (Romanos 5:18,19)

Quero falar hoje do valor que o sacrifício de Jesus Cristo tem para nós. Todas as nossas ações revelam algum tipo de valor, seja ele pequeno ou grande, seja ele intenso ou não. Mas a maioria das pessoas têm-se esquecido do valor que a cruz representa para o cristianismo. Diversas pessoas têm se importado mais com a moda, com a opinião de terceiros,  com reconhecimento, com fama, com status do que com o que Deus pensa a respeito delas.

Pessoas têm-se proposto a se verem na ótica de outras. Por causa disto, elas tem sofrido diversas dores. Mas o que Deus mais deseja é que a Noiva de Seu Primogênito enxergue as coisas como elas são de fato.

Diante disso, vejamos qual é o valor do sacrifício de Jesus:

  • O valor do sacrifício no Antigo Testamento:
A palavra sacrifício ocorre 219 vezes no Antigo Testamento e 34 vezes no Novo Testamento.

Todos os sacrifícios do Antigo Testamento são sombra do que o Senhor Jesus fez no Calvário. A idéia do sacrifício é muitas vezes usada num sentido secundário e metafórico, aplicando-se as boas obras dos crentes, aos deveres de oração, aos louvores a Deus

Hebreus 13:15,16 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.E näo vos esqueçais da beneficência e comunicaçäo, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.

Salmo 51:17 -  Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus

Romanos 12:1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus

Compreendemos o valor do sacrifício para um judeu quando lemos que Deus queria destruir Jerusalém e exigiu um sacrificio de Davi e Davi foi comprar uma eira (campo) de Araúna (também conhecido como Ornã) e Araúna quis presentear Davi com a eira, então Davi disse: "Näo, mas por preço justo to comprarei, porque näo oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que näo me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata." (2 Samuel 24:24).

O tamanho do sacrifício que você faz determina o valor do seu amor. Sacrifício é o anúncio público do seu amor. Não me admira que o Salvador tenha-se feito homem e se entregado a morte em nosso lugar.

Quando falamos de sacrifício, não estamos dizendo que você tenha que se desfazer de bens materiais. Embora isso possa ocorrer, essa não é a idéia aqui. A idéia aqui é que você entenda que o que Jesus já fez por você é suficiente.

  • O valor do Sacrifício no Novo Testamento:
A expiação de Cristo veio reparar os danos da queda de Adão. O que Paulo diz em Romanos é que da mesma forma que a morte veio através de Adão, assim, a morte vicária de Cristo trouxe vida. O pensamento é o seguinte: "Se Adão nos causou dano, Jesus nos restitui toda perda".

O sacrifício de Jesus é superior (essa é a palavra-chave de Hebreus, o livro que melhor descreve o sacrifício de Jesus), o sacrifício de Jesus purifica nossa consciência de obras mortas, o sacrifício de Jesus nos leva ao trono da graça de Deus.

Hebreus 9:13,14 - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificaçäo da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Hebreus 10:19,20,22,23 - Tendo, pois, irmäos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, cheguemo-nos com verdadeiro coraçäo, em inteira certeza de fé, tendo os coraçöes purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissäo da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

Irmãos não sei quantas perdas vocês sofreram na trajetória da fé, mas sei o que o Sacrifício Eterno de Jesus pode fazer e faz em relação a isso, veja o que diz

Isaías 61:7 -Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuiräo o dobro, e teräo perpétua alegria.

Joel 2:25,26 - E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgäo e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado

O sacrifício de Jesus não precisa repetir-se, pois já satisfez a justiça de Deus Pai. O que precisamos fazer a respeito dele é recebê-lo mediante a fé pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Quando tudo parecer ruim, lembre-se que o sacrifício de Jesus é aceito pelo Pai e que o Sumo sacerdote intercede por você diante do Pai

Romanos 8:33,34 - Quem intentará acusaçäo contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Deus lhe abençõe, e lembre-se que Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - João 1:29!!!
Olhe sempre por aquilo que o Senhor Jesus fez por você e receba de Deus no Espírito!!!!

Comentários