Os tesouros escondidos


Tema: Os tesouros escondidos
Texto: Mt. 13:44

Introdução: Esse versículo compartilha conosco algumas verdades espirituais na forma de parábola. Parábola é uma ilustração terrena que ensina verdades espirituais. Vejamos quais são essas verdades:

1.       Precisamos ser diligentes:

Qualquer campo a céu aberto é facilmente visto por todos, alguns chegam mesmo a passear por ele, alguns chegam a permanecer sobre ele boa parte do tempo, mas somente alguns descobrem se nesse campo há algo de valor. O homem que descobriu o tesouro, foi diligente, pois o campo era acessível a todos mas ninguém até então havia descoberto aquele tesouro.

Essa é uma verdade profunda pois todo mundo vê, todo mundo passa mas  não percebe o tesouro. Os  tesouros estão disponíveis a todos, mas poucos desfrutam deles, pois precisam ser procurados diligentemente.

2.       Precisamos discernir o valor real de cada coisa:

Ninguém desconfiava do real valor daquele campo, ninguém imaginava que houvesse ali um  tesouro “escondido, oculto”.  Provavelmente ninguém pagaria uma boa quantia de dinheiro naquele campo sem o prévio conhecimento de que lá houvesse um tesouro, haja vista que o homem só comprou o campo por causa do tesouro.

Os bons tesouros estão em oportunidades que a maioria desperdiça.  Exemplo disto é o Senhor Jesus, que revolucionou o mundo com pessoas que aparentemente não tinha nada a oferecer, uma mulher pecadora, lavou seus pés com lágrimas e o enxugou com os cabelos. É verdadeiro o ditado “não se deve julgar o perfume pelo frasco”.

3.       Precisamos ser persistentes:

Os tesouros estão ocultos, precisamos garimpar a área para encontrá-los. Não podemos desistir de algo porque ele não deu certo na primeira vez.

Abraham Linconl é um referencial para nós nessa questão, pois perdeu a mãe aos 9 anos de idade, abriu dois negócios e faliu, candidatou a política e perdeu, candidatou de novo e virou deputado mas no ano seguinte sua noiva faleceu, no ano seguinte teve uma crise depressiva,  foi derrotado para as eleições para deputado federal, perdeu as eleições do congresso por três vezes consecutivas, derrotado para vice-presidente, depois foi derrotado no senado, mas foi eleito o 16º Presidente Americano. A derrota de Linconl era tão conhecida que lhe apelidaram de “Senhor derrota”, mas ele venceu pois era persistente, assim nós o devemos ser, pois na perseverança, ganharemos nossa alma.

4.       Precisamos ser cautelosos:

Lemos no versículo que o homem escondeu o tesouro, não espalhou a todo mundo. Isso nos ensina uma lição: Selecionar aqueles com quem compartilhamos nosso tesouro. Nós sabemos que os evangelhos relatam a maioria de coisas que Jesus fez e ensinou, mas não a totalidade, sabemos que ele ensinou multidões, mas revelou segredos a somente poucos como os setenta, os doze,   quando o segredo era profundo revelou somente a três (Pedro, Tiago e João). (Jo. 21:25; Mc. 4:10-12; Jo. 15:15)

Jesus ensinava coisas particulares a seus discípulos que ele não ensinava a multidão. Deus não sai por aí compartilhando revelações da sua palavra com qualquer um e nós a sua semelhança também não deveríamos sair por aí compartilhando nossos tesouros com qualquer um.

Aprendemos as verdades que esse versículo nos ensina vejamos agora o que o tesouro requer de nós:

1.       Observação, diligência, percepção aguçada:

Ver o que ninguém mais vê, fazer o que ninguém mais faz. Quando a Soluti foi inaugurada em Goiânia, a certificação digital por lá era algo improvável, algo inimaginável, contudo o seu fundador, alguém visionário, viu o que ninguém mais viu e hoje a Soluti está em quase todo o território nacional.

2.       Discrição, Sigilo:

Jesus compartilhou sua vida com 70 pessoas (Lc. 10:1), seu relacionamento com 12 (Mc. 3:13-15), sua intimidade com 3 (Mt. 17:1,2). Muitos dos discursos de Jesus foram ditos a uma única pessoa: (O novo Nascimento – Nicodemos; a água da vida – Mulher Samaritana; a luz do mundo – Mulher pecadora [Jo 3;4;8]).

Jesus não saiu por aí divulgando tudo, isso foi ordenado aos apóstolos: “o que eu lhes disse aos ouvidos publiquem dos telhados” – Mt. 10:27

3.       Renúncia, Abnegação, Abdicação:

O homem que adquiriu o campo vendeu seus bens. Jesus deixou sua glória. Eliseu deixou sua família, Abraão sua parentela, Moisés o palácio do Egito... Todos os homens de Deus abandonaram algo que lhes custasse em prol do reino (2 Sm. 24:24). Verdade bem expressa pelo apóstolo Paulo em 1 Co. 9:27.

4.       Atitude:

O apóstolo Luiz Hermínio diz algo interessante sobre atitude: A única coisa que caiu do céu foi o diabo, não cai mais nada de lá. Se nós queremos ter um jardim, agora precisamos plantar e cultivar um”. O último mandamento do Senhor a igreja foi um mandamento que exige atitude: Ir por todo mundo começando por Jerusalém pregando o evangelho.

O homem teve atitude de vender seus bens, de correr atrás de compradores de seus bens e do vendedor do campo.

Diante de tudo isso, quais são alguns tesouros que podemos encontrar:

1.       Deus (Jó 22:25)
2.       Sabedoria  ou Inteligência (Pv 2:3,4)
3.       Justiça (Pv 10:2)
4.       Temor do Senhor (Is 33:6)

Diante disso, o que esse tesouro gera em nossas vidas? (Is 33:6)

1.       Estabilidade (Espiritual, moral, física, econômica, familiar, profissional, ministerial)
2.       Salvação (individual, coletiva)
3.       Conhecimento (Natural , espiritual)
4.       Alegria (Mt. 13:44) (interna e eterna)

Como então encontrar esse tesouro escondido? (Pv. 2:1-4)

1.       Aceitando a Palavra – Se Deus disse assim é assim e ponto final
2.       Ouvindo a Palavra – Mensagens, livros, cds, dvds
3.       Clamando (confessando) a Palavra – oração
4.       Buscando a Palavra, conhecimento – Seminário, culto, célula (2 Pe 3:18)

Conclusão: Há uma promessa dada por Deus a Israel que mediante Cristo é nossa: Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel  que te chama pelo teu nome (Is 45:3). Vamos em busca desse tesouro!

Comentários