CRISTÃOS AMADURECIDOS - CONCLUSÃO

TEXTO: Hb. 5:12-6:1; I Pe. 2:1-4

A experiência é sinônimo de maturidade. A especialização é sinal de maturidade. Precisamos ser cristãos experientes e especializados por isso precisamos ser cristãos amadurecidos. Um cristão amadurecido possui as seguintes características:


I.                   Mestre na Palavra – Hb. 5:12
Vocês agora já são cristãos há muito tempo e já deviam estar ensinando aos outros, mas ao invés disso andaram para trás, a tal ponto que precisam de alguém que lhes ensine completamente de novo, até mesmo as primeiras noções da Palavra de Deus.
A grande comissão é de ensino, o discipulado é ensino.
Veja o que diz Mt. 28:18-20: “Ele disse aos discípulos: Toda a autoridade no céu e na terra foi entregue a Mim, Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo e depois ensinem estes novos discípulos a obedecerem todas as ordens que Eu lhes dei; e tenham certeza disto que Eu estarei sempre com vocês, até o fim do mundo
Não precisamos saber todas as coisas, exceto Deus Pai, Filho, Espírito Santo, ninguém mais sabe todas as coisas. Ensine o que você sabe. A revelação foi progressiva e a iluminação também é. Com o tempo se quisermos vamos aprendemos mais coisas. Com o apóstolo Paulo foi assim. Veja 1 Co. 15:3,4: Eu lhes transmiti desde o inicio o que me foi dito, isto é, que Cristo morreu por nossos pecados, tal como as Escrituras disseram que Ele morreria, que foi sepultado, e que três dias depois disso levantou-se do túmulo, tal como os profetas tinham predito.
Os estudiosos e  eruditos afirmam baseados em Gl. 1:16,17 que o apóstolo Paulo foi à Arábia rever alguns conceitos que aprendeu aos pés de Gamaliel confrontando-os com a doutrina de Jesus. A Arábia foi um ‘escola intensiva’ para o apóstolo. Perceba que Paulo foi a Arábia, lá ouviu dizer que Jesus morreu e ressuscitou conforme o AT (estudiosos dizem que quem o instruiu detalhadamente na fé foi Barnabé e que Ananias fez apenas os “prolegômenos – Introdução da fé Cristã” com Paulo, visto que a igreja em Jerusalém não o recebia e Barnabé foi a Arábia atrás de Paulo), e algum tempo depois ensinou aos Coríntios.  O ensino é cumulativo.
“Quem pára de aprender hoje, pára de ensinar amanhã”. – Dr. Howard Hendricks.
II.                Abandona o ‘Leite’ – Hb. 5:13
E quando uma pessoa ainda está vivendo de leite, isso demonstra que ela ainda não foi muito longe na vida cristã, e não sabe muito sobre a diferença entre o certo e o errado. Ainda é um cristão-bebê!
O leite é para criancinhas, pessoas que seguem seus próprios desejos e não os desejos do Senhor (1 Co. 3:1,2). O leite é para pessoas estacionadas na fé. O leite fala das noções básicas da Palavra que são: batismo, dons espirituais, ressurreição dos mortos e juízo eterno (Hb. 6:1,2; 1 Pe. 2:2)
Uma característica comum a todos os meninos é que eles querem crescer, ser como seus irmãos maiores ou seus pais. Quando nascemos de novo, chegamos a ser meninos espirituais. Se desfrutarmos de saúde desejaremos crescer. Quão triste é quando alguém nunca cresce. Desejar o leite é um instinto natural de uma criatura; e um sinal de desejar o alimento espiritual que nos levará a crescer. Uma vez que vemos nossa necessidade da Palavra de Deus e começamos a achar nutrição em Cristo, nosso apetite espiritual aumentará e começaremos a maturar. Quão intenso é seu desejo pela Palavra de Deus? (Comentário da biblia diário Viver)

É tempo de abandonar o ‘leite’ é cumprir literalmente 1 Co. 13:11 que diz: É como neste caso: quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas quando me tornei homem, meus pensamentos se desenvolveram muito além dos pensamentos da minha infância, e agora eu deixei as coisas de criança.
III.             Avança – Hb. 6:1
Paremos de estar voltando repetidamente aos mesmos assuntos antigos, sempre ensinando aquelas primeiras lições sobre Cristo. Em vez disso avancemos para outras coisas e nos tornemos amadurecidos no nosso entendimento, tal como devem ser os cristãos fortes
Para onde? Para aquilo que está à frente (o alvo de Deus)... Com quem? Com o Deus está nos chamando ao céu... Em busca de quê? Do que Cristo Jesus fez por nós. (Fp. 3:13,14 adptações pessoais).
“Vou avançar, vou crescer ninguém vai me deter, meu alvo  é Cristo”! – Kleber Lucas.
Como ser então um cristão amadurecido, se eu não sou ainda? – 1 Pe. 2:1-4
IV.              Liberto do ódio

Portanto, libertem-se dos seus sentimentos de ódio. Não se finjam de bons! Acabem com a falta de sinceridade e o ciúme, e parem de falar dos outros por trás. – 1 Pe. 2:1
O ódio só provoca caos e desgraça. Por ódio Caim matou Abel (Gn. 4:5), Esaú jurou matar Jacó (Gn. 27:41) Amnon estuprou Tamar (2 Sm. 13:15), Absalão matou Amnon (2 Sm. 13:22). O ódio só provoca briga e confusão (Pv. 10:12)
V.                 Medita na Palavra de Deus
Clamem por mais, como um bebê chora por leite. Comam a Palavra de Deus - leiam na, pensem nela - e cresçam fortes no Senhor... – 1 Pe. 2:2
O SENHOR ordenou a Josué que meditasse na lei dia e noite (Js. 1:8), o justo medita e tem prazer em meditar na Lei (Sl. 1:2), os judeus de Beréia liam as escrituras todos os dias (At. 17:10,11), o rei de Israel também (Dt. 17:18-20).
VI.              Aproximando-se de Cristo
Cheguem-se a Cristo, que é o Alicerce de Rocha, vivo, sobre o qual Deus constrói; embora os homens O tenham rejeitado, Ele é muito precioso para Deus, que O escolheu acima de todos os outros. – 1 Pe. 2:4
Tiago escreveu: E quando vocês se achegarem a Deus, Ele se achegará a vocês. (Tg. 4:8)
Jesus disse: “Quem de mim se alimenta, por mim viverá (Jo. 6:57). No AT a bíblia diz:
O Senhor ficará com vocês, enquanto vocês ficarem com Ele! Sempre que vocês procurarem o Senhor, vão encontrá-lo. (2 Cr. 15:2)
Conclusão: É tempo de avançar rumo a maturidade. Deixando para trás as crises, confusão, problemas causados, afrontas. É tempo de deixar de sermos inexperientes na palavra da justiça e crescer no pleno conhecimento de Deus!





Comentários