CRISTÃOS AMADURECIDOS I


TEXTO: 2 Co. 13:9; Ef 4:13 (CITAÇÕES DA BÍBLIA VIVA)
A experiência é sinônimo de maturidade. A especialização é sinal de maturidade. Precisamos ser cristãos experientes e especializados por isso precisamos ser cristãos amadurecidos. Um cristão amadurecido possui as seguintes caracteristícas:

I.                   Cristo ocupa todo o seu Ser – Ef. 4:13
Até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto à nossa salvação e ao nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos amadurecidos no Senhor. Sim, crescermos a ponto de que Cristo ocupe completamente todo o nosso ser.”
Por isso Paulo dizia: “Eu já fui crucificado com Cristo: eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo quem vive em mim. E a vida genuína que tenho agora dentro deste corpo é resultado da minha confiança no Filho de Deus, o qual me amou e a Si mesmo Se entregou por mim” (Gl. 2:20). E mais: “Os antigos desejos malignos de vocês foram pregados na cruz juntamente com Ele; aquela parte que em cada um de vocês gosta de pecar, foi esmagada e mortalmente ferida, de maneira tal que esse corpo, amante do pecado, não está mais sob o controle do pecado” (Rm. 6:6).
II.                Crescimento Constante – Ef. 4:13
“Sim, crescermos a ponto de que Cristo ocupe completamente todo o nosso ser.”
Somos Herdeiros de Deus (Rm. 8:17), mas um herdeiro menor de idade não difere de nada de um escravo (Gl. 4:1). Sem crescimento podemos ser herdeiros e vivermos como escravos. Por isso o filho precisa crescer em “Graça e Conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe. 3:18), para receber a herança. Um herdeiro é experiente.
III.             Força – 2 Co. 13:9
Estamos contentes em ser fracos e desprezados, e vocês forem realmente fortes; nosso maior desejo e a nossa oração é que vocês cheguem a ser cristãos amadurecidos.
O SENHOR é a nossa força (Êx. 15:2), a força e formosura estão diante dele (1 Cr. 16:27), a alegria do SENHOR é nossa força (Ne. 8:10), o fraco deve dizer que é forte (Jl. 3:10), na nossa fraqueza somos fortes (2 Co. 12:9,10; Hb. 11:34). Quando nos convertemos, somos presenteados por Deus com novas forças (Is. 30:15; 40:30,31).

Comentários