CRISTÃOS AMADURECIDOS II


TEXTO: Fp. 3:13-16
A experiência é sinônimo de maturidade. A especialização é sinal de maturidade. Precisamos ser cristãos experientes e especializados por isso precisamos ser cristãos amadurecidos. Um cristão amadurecido possui as seguintes caracteristícas:

I.            I.                   Aprende com Seu Passado – Fp. 3:13
Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à frente...
O seu passado traz em seu contento lições que fizeram você ser quem é hoje. O seu passado gerou aquilo que você é. Não o menospreze, valorize-o. Paulo se virava para seu passado repetidas vezes para lembrar quem foi e aquilo que ele se tornou. Veja-se onde está hoje e aquilo que o Senhor fez por você.
II.                Perseverança – Fp. 3:14
Esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em virtude do que Cristo Jesus fez por nós.
Nas epístolas Paulinas se fazem repetidas menções a atletismo. Principalmente aquele que triunfa (1 Co. 9:25; 2 Tm. 2:5) e a epístola aos Hebreus (Hb 12:1,2) o faz também. O atleta tem muita perseverança, como discípulos precisamos ter também.
III.             Harmonia – Fp. 3:15
Espero que todos vocês que são cristãos amadurecidos concordarão comigo nestas coisas e, se discordarem em alguns pontos, eu confio em que Deus manifestará isso a vocês
Harmonia não quer dizer não ter discordâncias, quer dizer que mesmo em meio a essas discordâncias o que prevalece é a palavra e o propósito estabelecido por Deus. Por isso procuramos ter paz com todos os homens (Rm. 12:18), sabendo que ela é o árbitro em nossos corações (Cl. 3:15) e que Jesus é o Princípe da Paz (Is. 9:6)
IV.              Obediência – Fp. 3:16
Se vocês obedecerem plenamente à verdade que já têm.
O Senhor Jesus é a Verdade (Jo. 14:6), As Escrituras são verdadeiras (Jo. 17:17). Não precisamos de “verdades novas, profetadas, neo-ortodoxia hetero-ortodoxia”, o que precisamos é nos voltarmos ao Sola Scriptura, (Somente a Escritura). Não precisamos de estratégias humanas, precisamos da Palavra Revelada de Deus. As escrituras são nossa vida (Dt. 32:47), lâmpada para nossos caminhos (Sl. 119:105). A Lei do Senhor é perfeita; ela devolve à nossa alma as forças perdidas. A revelação da vontade de Deus é digna de confiança; ela dá sabedoria a quem estiver disposto a aprender (Sl. 19:7) Nós já temos a verdade, não precisamos de mais uma (Gl. 1:6-8).

Comentários