Vivendo a restauração de Deus




Baseado em: “Uma nova história escrita por Deus” – Pr. Márcio Valadão

Manassés foi um rei ímpio apesar de seu pai educá-lo nos preceitos de Deus. Ele cometeu muitas atrocidades. Edificou altares a demônios, derramou sangue inocente, adivinhava pelas nuvens, andava com feiticeiros e por fim foi feito prisioneiro pelos assírios.

Apesar disso, Ele foi plenamente restaurado por Deus. Baseando-se na vida de Manassés, veremos os passos que se praticados nos conduzirão a plena restauração. Os passos são:

  • Reconhecer onde caiu:

Há um episódio na bíblia que os discípulos dos profetas estão cortando lenha e um machado emprestado caiu na água. O profeta Eliseu então pergunta: “Onde o machado caiu?” O profeta Eliseu lança um madeiro (Símbolo da Cruz) e o machado flutua. Quando nós estamos caídos basta somente olharmos para a Cruz, afinal, o Senhor Jesus disse: “Todos atrairei a mim quando for levantado da terra”. Jesus mesmo disse que os Sãos não precisam de médico e sim os doentes, isto é, caídos, abatidos...

Em Apocalipse, Jesus nos convida “Lembra-te de onde caíste e arrepende-te”

  •   Retomar a Oração – 2 Crônicas 33:11, 12

Toda oração é respondida com “sim” ou “não” e tanto o “sim” quanto o “não”, vindos de Deus, é o melhor, sempre. (Uma nova história escrita por Deus – Pág. 19). 

A oração é a “roda do Oleiro”. Sempre que existe restauração é necessário passar primeiro pela “roda do Oleiro”, Sansão é um exemplo claro disso, depois de ser preso, ele foi posto para dirigir um moinho, mas foi lá que seu cabelo tornou a crescer e a sua força retornou a Ele.

  • Ter disposição para mudar – 2 Crônicas 33:14

Deus restaurou Manassés, mas este também teve uma parte a desempenhar. Perceba que quem restaurou os muros foi o próprio Manassés. Estes muros falam de proteção, logo, não podem ter buracos, rachaduras, biblicamente, “não podemos dar lugar ao diabo”.

Esses muros tipificam os amados irmãos que oram pela nossa vida.

Depois de reconstruir os muros, ele restaurou o altar. Não espere apenas que Deus dê a você a vontade de orar, a vontade de ler a Bíblia, a vontade de adorar, a vontade de congregar, nós não nos movemos por desejos ou sensações. Ter comunhão com Deus não é uma questão apenas de desejo, mas começa com um exercício da nossa vontade, algo que temos que escolher. Precisamos querer. No Antigo Testamento há um texto que diz que o fogo arderá continuamente no altar e não se apagará; entretanto, o sacerdote tinha que levar a lenha. Por isso Manassés retirou da Casa do Senhor os deuses estranhos e os ídolos, como também todos os altares do monte da Casa do Senhor em Jerusalém, os lançou fora da cidade, no lixo e restaurou o altar do Senhor (verso 16). – Ibidem pág. 23,24

  • Retomar a leitura da Palavra

A leitura é o principal meio pelo qual Deus nos fala. O Pr. César Castelhanos diz: “A palavra é o mapa e o Espírito Santo é o guia”.[1]

Quero que saiba que a nossa vida é marcada pelos recomeços; se você quiser ter a verdadeira paz e ouvir a Deus, Ele vai guiá-lo em tudo e em todo o tempo. Você não precisa viver dando “cabeçadas”, sofrendo conseqüências pela falta de orientação. Decida  agora  mesmo  ser orientado pelo Senhor por meio da Palavra dele, a Bíblia. Arrependa-se pelas vezes que caminhou segundo a orientação do mundo, de acordo com a sua opinião ou de amigos e parentes que não têm Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Recomece louvando ao Senhor e testemunhando Cristo àqueles que estão perdidos Mostre a eles que Jesus é o único Deus verdadeiro. Que Ele é o Príncipe da Paz, e por causa dele podemos nos alegrar nos sofrimentos, os quais produzem paciência, que traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. E essa esperança não nos deixa decepcionados – ibidem pág. 32,33

Perceba que Esdras e Neemias restauraram a nação judaica após o cativeiro pela Palavra. (Esdras 7:10 e Neemias 8). Viva os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra e seja feliz....


[1] Acréscimo pessoal que não consta no Livro – “Uma nova história escrita por Deus”.

Comentários