O PRINCÍPIO DO EVANGELHO

PRINCÍPIO DO EVANGELHO

“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Marcos 1:1


INTRODUÇÃO

Marcos escreveu seu livro para anunciar que o Evangelho teve início. No Antigo Testamento encontramos prelúdios do Evangelho, contudo de uma forma ainda embrionária (Isaias 61:1-4), (Isaías 53:1). É importante entender que no Antigo Testamento a palavra Evangelho se referia ao presente dado aos mensageiros portadores das notícias do andamento das guerras, por exemplo. Mas tarde a palavra deixa de se referir ao presente e passa a se referir à mensagem em si. Marcos escreve, para que todos saibam que o evangelho de Jesus começou! E o evangelho de Jesus é tanto uma mensagem como também um presente. Quando recebemos o Evangelho, recebemos a cura, a libertação e acima de tudo a Salvação. Marcos foi um evangelista de primeira classe. Creio que Deus esta levantando muitos evangelistas nos últimos dias. Vamos ver algumas características que Marcos tinha e que nos ajudará a sermos evangelistas de excelência.

I – PAIXÃO

Marcos começa seu evangelho logo com a expressão “Filho de Deus”! Havia muita preocupação na época concernente à forma de anunciar Jesus, especialmente aos judeus. Posto que declará-lo Filho de Deus logo no primeiro versículo escandalizaria a muitos. Mas Marcos não esta preocupado com essas coisas, a única preocupação de Marcos é anunciar Jesus. Isso é porque ele tinha uma paixão no coração. Ele esta com o coração e a boca cheia e quer logo dizer ao mundo: “Eu tenho uma palavra para vocês, e essa palavra diz respeito ao Filho de Deus”. Nós, às vezes guardamos muitas reservas para falar de Jesus para as pessoas. Marcos mostra que um homem apaixonado pela mensagem fala o que precisa ser falado e ponto. A paixão nos faz fazermos coisas que no natural não fazemos. Marcos tinha tanta paixão que foi o primeiro a deixar um registro escrito do Evangelho. Além de paixão Marcos também tinha Visão.

II – VISÃO

Qual a visão que você tem de Jesus? Qual a Visão que você tem da sua vida Cristã? Marcos está com seus olhos fitos em Jesus. Ele esqueceu o que o mundo oferece. Ele sabe que ao afirmar que Jesus é o Filho de Deus, corre o risco de ter a sua vida ceifada da terra. Mas ele não liga, porque a Visão que ele tinha de Jesus o motivava a viver para Ele e não para si próprio. Os maiores evangelistas que o mundo já viu trazia no seu coração uma oração: dá-me almas se não morro! Para isso, é preciso mais uma característica, coragem.

III - CORAGEM

Se, hoje, é preciso coragem para afirmar que Jesus é o Filho de Deus, muito mais naquele tempo. Estevão, por exemplo, afirmou Jesus como Filho do Homem, e foi apedrejado. Certamente a afirmação “Filho de Deus” traz um risco de vida muito mais explícito. Muitos têm medo de afirmar a sua identidade cristã. Muitos têm medo da guerra espiritual. Por isso é preciso coragem para ser um evangelista! Coragem para assumir de publico que sua vida está consagrada a Deus. Coragem para discipular, coragem para ser discipulado. Marcos também era entusiasmado.

IV – ENTUSIASMO

Marcos era tão empolgado que logo no primeiro capítulo ele relata que Jesus começou a pregar o evangelho e a operar centenas de milagres. Pouco depois da metade do evangelho ele já começa a falar da ultima semana de vida de Jesus, e usa quase a metade do seu escrito para registrar os momentos derradeiros de Cristo na terra. Momentos esses, decisivos para a história da humanidade. Marcos estava entusiasmado. Crente empolgado não sai falando mal dos outros, o tempo dele é gasto para falar das possibilidades de benção que só Deus tem para oferecer. Ele quer ver os milagres que aconteciam naquele tempo acontecer hoje, aqui, também.

V – ATITUDE

Ele decidiu escrever o evangelho sem que ninguém mandasse. Não precisamos esperar nosso líder nos mandar fazer as coisas que Deus já nos mandou fazer na Bíblia. Atitude é obedecer integralmente à vontade de Deus.

VI – AMBIÇÃO

Marcos queria ver o mundo inteiro salvo em Jesus. Uma ambição semelhante paira no coração das pessoas que tem a vida de Deus em si. Vale lembrar as palavras da grande comissão de Jesus registrada no Evangelho de Marcos capitulo 16 versículo 15: “E disse-lhes: ide por TODO MUNDO, pregai o evangelho a TODA a criatura”.

CONCLUSÃO

Principio fala de começo, de inicio. O evangelho começou na historia da humanidade apartir do momento que Jesus esteve na terra e morreu por nós. Por causa do sangue de Jesus eu tenho direito a todas as promessas de Deus contidas em sua Palavra.
Principio também fala de origem. Algumas pessoas acham que o evangelho se originou dos homens. Mas em João 3:3 diz que todas as coisas saíram de Cristo, o Filho de Deus. E é isso que Marcos está afirmando: o evangelho é do Filho de Deus.
Por ultimo, principio diz respeito a normas de conduta. Os princípios do evangelho de Jesus são muito diferentes dos princípios humanos. Oferecer a outra face, considerar o outro em maior honra, não são coisas próprias do homem natural. É preciso estar em Deus para viver os princípios do evangelho. E Deus está levantando, homens e mulheres, que como Marcos, vão anunciar o EVANGELHO DE JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS, sem temor e movidos por uma ambição santa e entusiástica, de levar com paixão aqueles que precisão de salvação ao poder do Evangelho. Que Deus nos abençoe ricamente! Amém.


PALAVRA RETIRADA DE http://reflexoesecia.blogspot.com.br/2012/01/principio-do-evangelho.html
BLOG DO AMADO PR. WENDERSON...

Comentários