A Confissão da Palavra

▬ A CONFISSÃO DA PALAVRA

Josué 1:8 ► Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. 

Esse Texto nos apresenta o "Tripé" da Vitória:

► Confissão da Palavra - "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei"
► Meditação da Palavra - "E de meditar Nelas de dia e de Noite"
► Obediência à Palavra - " Para que você o cumpra fielmente tudo o que nele está escrito".

Por agora, vamos nos deter na CONFISSÃO DA PALAVRA

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei", no original Hebraico, há duas possibilidades de traduções significativas quanto a esse versículo que nos ensinam bastante:

1. A Palavra "Não deixe" (Lit. Não Afaste) 

Afastar-se de alguém é colocar-se á distância, isolar, tornar difícil ou impossível de realizar. 

O principal ensino aqui é não isolar o texto aos primeiros destinatários em uma atitude semelhante a essa: "Isso foi apenas para o povo de Israel, para a dispensação da Lei, para os Judeus do Antigo Testamento", Não meu querido, a Palavra é atual! Está Escrito que enquanto durar Céus e Terra, nem um til ou pingo cairá da Lei (Mateus 5:17-18). 

Tudo o que Deus prometeu no Antigo Testamento nos engloba. A Aliança que participamos é superior e excelente e cumprimento da Antiga. Está escrito que eles, sem nós, não seriam aperfeiçoados. (Hebreus 11:40).

Se Deus é chamado Jeová Jirê (O Deus de toda provisão) no Antigo Testamento, ele é Jeová Jirê na nossa vida também, pois como Está Escrito em Malaquias 3:6, o SENHOR Não muda!

Toda A Promessa do Antigo Testamento é nossa, pois quando Gênesis conta que Deus chamou a Abrão, Paulo explica que "Deus preanunciou o Evangelho" a Ele (Gálatas 3:8), ou seja, de Gênesis a Malaquias, todas as bênçãos, ordens, advertências são válidas também a nós.

Significativo é o fato de Mateus 5:17 dizer: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os profetas; não vim Abolir, vim CUMPRIR. A Palavra grega correspondente a cumprir significa: "Levar ao significado correto ". As exigências, ordens e promessas do Antigo Testamento são válidas hoje, mas hoje, nós temos o seu significado correto que é Jesus.

Outro ensino importante aqui é "Não tornar a Palavra difícil ou impossível de realizar"; Nada há demasiadamente difícil para o SENHOR (Gênesis 18:14), não diga que é impossível mudar de vida, abandonar pecados, maus hábitos, argumentos errados na mente. É possível!

Romanos 8:3-4 diz que o que era impossível a Lei fazer por nós, DEUS FEZ por nós enviando seu Filho a nossa Semelhança!

Em Jesus é possível, é possível abandonar vícios, pecados, argumentos! É possível crescer, crer, avançar, conquistar, é possível viver na Fé e na Simplicidade de uma criança. É possível ter casa própria, casamento, ministério, é possível ser empresário, médico, evangelista!

Nesse contexto, quando se entende que Deus fez por nós, TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ (Marcos 9:23)

Redenção é exatamente isso: "DEUS FAZENDO POR NÓS O QUE NÃO TÍNHAMOS CONDIÇÃO DE FAZER SOZINHOS" (Pr. Éber Rodrigues)

2. Falar

No hebraico, o significado do texto empregado aqui em Josué é "Falar de comum acordo", "concordar com". A Confissão da Palavra é mesmo diante do problema, concordar com a Palavra.

A miséria vem e diz: "Você e pobre", a Palavra diz: "Ele te enriqueceu (2 Coríntios 8:9), você mesmo não tendo dinheiro, começa a dizer: Eu fui enriquecido em Jesus, e a medida que você confessa, o milagre vem!

A doença vem e diz: "Você vai morrer", a Palavra diz: "por suas feridas fostes curados (1 Pedro 2:24), você então confessa: Doença, saia, porque Jesus já te levou! EU SOU CURADO NELE.

Com o quê você tem concordado? Com o quê você te falado de comum acordo? Com a Palavra ou com a Circunstância? Lembre-se que a Circunstância é ajustavel, e irremediavelmente se voce crer ela se ajustará a palavra que você crê. Fique com a Palavra!

Comentários