Participantes

A palavra participante é derivada do adjetivo grego "metochos" (μετοχος). Seu significado é amplo: "Ter comunhão, repartir, participar, associar, ser parceiro, ser companheiro". 

Ser participante é ter Relacionamento;
Ser Participante não é fruto de esforço humano, é fruto de Promessa de Deus;
Ser Participante é estar em Cristo pelo Espírito Santo.
Ser Participante Resulta em Obediência

Ao Longo de Hebreus, aprendemos que somos participantes (μετοχος) de três coisas:

1. Chamado Celestial 

Hebreus 3:1 - Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Toda pessoa renascida espiritualmente recebe na sua conversão o seu ofício, sua função a desempenhar no Corpo de Cristo, na Igreja. De início, é algo embrionário, mas à medida que essa pessoa se entrega a Deus pela Palavra e pelo Espírito Santo o seu chamado se desenvolve. Todos tem um papel na Igreja, uns são apóstolos (no sentido de missionários, enviados por Deus, jamais como Paulo e os doze), profetas (pregadores bíblicos), evangelistas, pastores, mestres, diáconos, músicos, dons de socorro, dons de contribuição etc.

2. Cristo e do Espírito Santo

Hebreus 3:14 - Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:4 - Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo.

Cristo participou da nossa condição humana, provando-nos que ele hoje embora sendo Deus continua tão humano quanto nós, exceto que não é pecador como nós.

Hebreus 2:17 diz que visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo.

Hoje, um homem como nós em todos os aspectos, mas sem pecado, está sentado no governo do Universo ao Lado Direito do Pai. 

Nós somos como Jesus neste mundo, exceto pelo fato de não sermos divinos como Ele. Mas podemos falar com igual autoridade com que ele falava, agir com igual certeza como Ele Agia, Pensar como ele pensava. 

1 João 4:17 - Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

João 14:12 - Aquele que crê em mim, fará também as mesmas obras que eu faço; fará obras maiores que estas porque vou para o Pai.

João 15:1 - Eu Sou a Videira e vocês os ramos

A Igreja é o Corpo, Jesus é a Cabeça do Corpo. Implica em Íntimo Relacionamento. 

3. Disciplina

Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

Participar significa que tudo o que é d'Ele é meu e tudo o que é meu é d'Ele. Tudo o que falta em mim ele supre e ele me usa como seu canal na Terra. Significa que Ele e eu nos tornamos um só. Ser participante significa que a medida que eu morro, ele vive em mim.. Onde Jesus está eu estou, onde eu estou Jesus está é algo eternamente inseparável. 

1 Coríntios 6:17 - Aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele.

O contexto maior está falando de relacionamento sexual, Paulo está dizendo que se um cristão se relaciona sexualmente com uma prostituta, ele é um com aquela prostituta. Estão eternamente unidos, são inseparáveis. São uma só carne agora para frente. Da mesma forma, aquele que se une ao Senhor é um só com Ele, ele está exaltado acima do céu, o cristão está assentado nas regiões celestiais em Cristo. Ele venceu a morte e no arrebatamento, a morte será tragada na Vitória. Ele é Rei e nós somos reis, por isso, ele é Rei dos reis.

Participar de Cristo e do Espírito Santo é ser um só com Ele, participar do Chamado e da Disciplina é dedicar obediência á voz de Deus.

Comentários