Um Tesouro Excelente



Em Mateus 6:19-21, Jesus nos diz assim: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrobam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Quais as razões para tal declaração de Jesus que podemos deduzir pelo contexto imediato e geral?

1. O tesouro celestial nos protege da Idolatria

Mateus 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

2. O tesouro celestial nos protege da Preocupação

Mateus 6:25 - Portanto, eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida e o corpo, mais importante que a roupa?

3. O tesouro celestial nos dá um foco correto → O Reino

Mateus 6:33 - Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

4. O tesouro celestial mostra o nosso nível de desapego às coisas

Mateus 19:21 - Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda o seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois,venha e siga-me.

O jovem retirou-se triste por ser dono de muitas propriedades e não amar o próximo como a ele mesmo. No entanto, o padrão de discipulado Cristão autêntico é um desapego às coisas.

▬ Estaria Jesus, aprovando ou insinuando que não devemos ter bens?

R. Não. I João 3:17 - Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando. 1 Coríntios 7:29-31

Podemos tê-los desde que sejam corretamente aplicados. Como fazia a Igreja Primitiva (Atos 4:32)

▬ O que é o tesouro mencionado por Jesus?

O contexto sugere pelo menos três coisas que podem ser tidos como o tesouro?

► O dinheiro - Mateus 6:24
► A preocupação - Mateus 6:25
► O reino de Deus - Mateus 6:33

Tesouro é tudo aquilo que ocupa nosso coração (Mateus 6:21), e por conseguinte, nossa vida. (Provérbios 4:23)

▬ Como ter um tesouro correto (Celestial)

► Vida de Oração (Mateus 6:5-13)
► Vida de Perdão (Mateus 6:14-15)
►Vida de Jejum (Mateus 6:16-18)

Deus lhe abençõe!! Paz e Graça!

Comentários