Aprenda a descansar em Deus

Texto: Mateus 6:24-34

Introdução: A vida cristã é comparada a uma maratona (1 Co. 9:24), a uma academia (1 Tm. 4:7,8 – onde no grego: Exercite-se significa Ginásio), a uma olimpíada (Hb. 12:2 – onde no grego desembaraçando-nos se refere ao costume de passar óleo no corpo para estar livre para a competição), o que nos leva a estarmos surrados e sobrecarregados (Mt. 11:28 – onde no grego: Cansado significa surrado pela vida) sabendo desse fato, o Senhor Jesus nos convida sempre a descansar nele mesmo (Mt. 11:29-30)

Essa perícope traz para nós algumas lições importantíssimas sobre quais são os fundamentos pelos quais podemos aprender a descansar nas mãos onipotentes de Deus.

Gostaria de baseado nessa perícope percorrer com você, os quatro princípios para descansar nas mãos onipotentes de Deus que são:

1.     Entenda a doutrina bíblica da Providência – Mt. 6:25-30

A Bíblia é um livro recheado de doutrinas. Temos a doutrina da Criação que afirma que Deus é o criador de todas as coisas (Gn. 1:1; Hb. 3:4), logo em seguida, temos a doutrina da Providência que ensina que Deus sustenta todas as coisas criadas em ordem, dirige todas as coisas criadas para um propósito final e cuida de todos os seres vivos com sua Palavra (Hb. 1:3; Rm. 8:28; Pv. 16:4)

Não cremos em azar ou sorte, não cremos em determinismo fatal, cremos num Deus soberano que conduz a História de acordo com o conselho da sua vontade (Ef. 1:11);

Saiba que esse mundo não será um eterno caos, sua vida não será um eterno caos, Deus estará ajeitando as coisas segundo o conselho da vontade dele e no tempo por ele determinado. Deus pode e até usa os malefícios que nos acontecem para o nosso bem (Gn. 50:20; Ne. 13:2). Martinho Lutero costumava dizer “O diabo é o diabo de Deus”. Deus usa até o diabo para cumprir o seu plano na nossa vida. Exemplo disso é Jó. 

Deus é o Rei soberano do Universo que está na condução de todas as coisas para o seu determinado fim. Deus está conduzindo a Igreja para os novos céus e nova terra (Ap. 21:1), Deus está conduzindo o mundo para sua restauração (At. 3:21; Rm. 8:19-21), Deus está conduzindo o diabo e seus anjos para o fogo eterno (Mt. 25:41). Deus não está de braços cruzados, Deus está trabalhando providencialmente! (Jo. 5:17)

 Deus cuida de todas as suas criaturas. Ele dá alimento aos pássaros, ele aformoseia os lírios, ele vestiu de roupas o homem. Você não consegue se manter vivo, sem que haja uma palavra de Deus. É o fôlego do Todo-Poderoso que te dá vida (Jó 33:3; Gn. 2:7). O Homem não pode receber coisa alguma se do Céu não lhe for dada (Jo. 3:27). Deus está cuidando de você e de mim assim como um marido cuida de seu corpo e de sua esposa (Ef. 5:25)

2.     Lembre-se do Conhecimento de Deus – Mt. 6:32

Nós falamos muito sobre o conhecimento de Deus, mas esquecemo-nos de que esse conhecimento é:

·        Grande – Rm. 11:33
·        Instantâneo – Mt. 6:8
·        Universal – Pv. 15:3; Mt. 10:29
·        Pessoal – Jr. 1:4-5

Deus sabe das nossas necessidades e em Cristo, de acordo com o conselho da sua vontade, nos ensina como agir para que ele venha a suprir cada uma delas (Fp. 4:19).

Quando Pedro negou conhecer o Senhor Jesus, o Senhor o antecipou dizendo: “Satanás pediu para peneirar vocês como o trigo, mas Pedro eu roguei por você para que você não desfaleça” (Lc. 22:31ss). Deus não se esqueceu de você ou do problema que você enfrenta hoje, Deus está usando esse momento como escola e o Santo Espírito é o seu professor.

3.     Lembre-se da Generosidade de Deus – Mt. 6:33

Deus nos dá tudo gratuitamente (Rm. 8:32), o seu conselho é pedi e dar-se-vos-á (Mt. 7:7), Pedi sabedoria (Tg. 1:6). De sorte que o Evangelismo é um mendigo ensinando outro mendigo onde encontrar pão (Spurgeon). Somos mendigos que estamos á porta da casa do rico para encontrarmos pão da vida (Lc. 16:19-31). 

Esse Deus que é dono de tudo o que há (Sl. 24:1) não é egoísta (Jó 34:14-15). Nós que somos esquecidos, sofremos de amnésia espiritual. Lembramo-nos facilmente de nossas queixas e problemas, mas esquecemo-nos muito facilmente da grandeza e misericórdia de Deus (Lm. 3:19-21)

4.     Saiba da efemeridade do Problema – Mt. 6:34

A Bíblia diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã (Lm. 3:22), mas não os nossos problemas, eles são apenas diários. Note que Jesus disse “a cada dia, o seu mal”. O nosso grande problema é que nós revalidamos diariamente os nossos problemas e esquecemos propositadamente da misericórdia quando deveria ser o inverso disso.

Jesus disse ainda em Mt. 24:35 que o céu e a terra passariam, o que certamente envolve nossos problemas, mas sua palavra de consolo permaneceria (Rm. 15:4). O teu problema seja qual for, tem limite, mas a palavra de Deus não. O choro dura uma noite, a alegria vem pela manhã (Sl. 30:5)


Conclusão: Descansemos à sombra do Onipotente Deus, sabendo Deus cuida da gente, nos está levando a glória, e que ele mantém nossa vida nos mínimos detalhes. Descanse no Deus da Providência.

Comentários