Aviva tua obra, Senhor

• O conceito exegético do termo 'avivar' no A.T.

Esse texto é amplo em seu significado. A vida em sua plenitude está intimamente ligada a obediência à Palavra de Deus (Dt. 8:3; 32:47). Esse viver em obediência à Palavra de Deus se dá mediante a fé (Hc. 2:4).

O termo é usado 12 vezes para indicar algo que foi reavivado no A.T. (Gn. 45:27; Jz. 15:19; 1Rs. 17:22; 2Rs 13:21; Ne. 4:2; Sl. 85:6; 138:7; Is. 57:15; Os. 6:2; 14:7;Hc.3:2). Quando o termo está indicando um reavivamento geralmente o faz indicando que Deus tira do desânimo (Gn. 45:27), da fraqueza (Jz 15:19).

 O reavivamento tem sido objeto da oração dos crentes ao longo dos anos (Sl. 80:19; 85:7; 119:25,37,40,50,88,93,107,149,154,156,159; 143:11).É algo que o próprio Deus apraz fazer (Is. 57:15; Ez. 37:5).

Quando essa palavra foi traduzida na Septuaginta os tradutores empregaram os termos Zao (ζάω), Zoon [ζωων],zoe (ζωή) e bios (βίος), termos que aparecem abundantemente no N.T. O sentido primário dessa palavra é respirar; todavia pode indicar também chamar algo morto á vida ou algo inexistente à existência

• Em quais ocasiões clamar por um avivamento?

Quando passamos por uma profunda aflição emocional – Gn. 45:27.

Jacó sofreu um terrível golpe com a mentira de seus filhos sobre a morte de José, a tal ponto que sequer queria ser consolado e esperar a morte (Gn. 37:28-36). No entanto, anos depois, ao ver que José estivera o tempo todo vivo e agora era senhor na terra do Egito, o espírito de Jacó reviveu. Aqui, o termo reviveu é o mesmo empregado por Habacuque. Davi orou assim quando esteve em forte angústia (Sl. 138:7).

Quando estamos esgotados fisicamente – Jz. 15:19

Sansão foi um dos libertadores de Israel antes da monarquia, fez grandes feitos no poder do Espírito Santo, no capítulo em questão, ele matou mil homens apenas com a mandíbula de um jumento (v.16). Agora, esse homem de Deus estava esgotado fisicamente; tão esgotado estava que beirava à morte (v.19), então clamou ao Senhor e, após Deus ter feito um milagre, Sansão recobrou as forças (lit. Suas forças foram renovadas). Aqui, mais uma vez, usa-se a mesma terminologia que o profeta Habacuque. Nos salmos de lamento, há muitas ocasiões nas quais os homens de Deus oram para que Deus lhes dê recuperação das doenças, e esse termo também é usado nesse sentido no A.T.

 Quando estivermos enfrentando forte oposição – Ne. 4:2

A situação para os repatriados era vexatória; diz o texto de Neemias que Sambalate os ridicularizava (v. 1). Sambalate insinuava a falta de recursos para a reconstrução do muro (v.2). Sambalate não era um mero coadjuvante nesse período era o governador de Samaria, pois o texto hebraico ao mencionar que ele estava na presença dos poderosos significa que ele era contado entre eles. Quando Sambalate diz: “Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daquele monte de entulho”, aqui, o escritor está usando o mesmo termo que Habacuque. O salmista orou quando passou por situações assim (Sl. 119:107).

 Quando estivermos oprimidos e humilhados – Is. 57:15

Aqui aparecem dois termos distintos דַּכָּא (dakka') e שָׁפָל (shaphal). A primeira destas é traduzida em nossa língua tanto por ‘contrito, oprimido’ como também para ‘pó’. Ele indica o estado daquele que sente esmagado (Sl. 34:18). A segunda destas indica alguém que está deprimido, indica alguém que sente inferior; alguém que está se sentido rebaixado (2Sm. 6:23). A estes, Deus tem seu olhar fixo e, promete restaurá-los, renová-los e reaviva-los, pois aqui, o profeta Isaías usa o mesmo termo que o profeta Habacuque. Foi assim que o salmista orou (Sl. 119:25).

 Ao enfrentarmos a disciplina de Deus – Os. 6:2; Hc. 3:2

O profeta Oséias declara abertamente que a ferida de Israel vinha de Deus (v.1), isto é, Deus estava disciplinando seu povo. O profeta Habacuque também ouviu da parte de Deus várias sentenças de disciplina sobre Judá (Hc 1:5). Vários especialistas em hebraico dizem que quando Habacuque, no capítulo 3, diz: “Ouvi falar da tua fama”, o significado mais exato no original é: “Ouvi o teu relatório acerca do que vem pela frente”; o que estava diante de Judá nesse tempo era o Império Babilônio. Razão pela qual o profeta ora: “Nesse período tão difícil pro teu povo, lembra da misericórdia”. Que Israel estava enfrentando um período de disciplina de Deus fica claro pelo uso que o profeta Habacuque faz “na ira, lembra-te da misericórdia”. Ele concebia que a nação enfrentaria uma calamidade, mas em meio a essa calamidade ele orava por reavivamento.

• Como a Bíblia ensina orar por reavivamento?

Em primeiro lugar, confiando na palavra de restauração;

O salmista diz que o reavivamento para sua vida vem por causa da Palavra de Deus (Sl. 119:25, 50). O salmista ora confiante no veredito favorável de Deus para com ele em reaviva-lo (Sl. 119:149). No v. 149, é usado o termo מִשׁפָּט (mishpat) como causativo do reavivamento que o salmista experimentou. מִשׁפָּט significa ‘veredito, pronunciamento judicial, sentença, decreto, justiça’. Ele ora, confiante que no tribunal de Deus, por causa do sangue prospectivo de Jesus (Hb. 9:15) ele foi justificado, o veredito para ele, portanto, é experimentar reavivamento.

Em segundo lugar, confiando na bondade e misericórdia de Deus;

O salmista diz que o reavivamento lhe vem por causa da misericórdia, da bondade, da fidelidade, do amor leal, piedade e favor de Deus para com ele (Sl. 119:88). Todos esses significados estão presentes no termo חֵסֵד (checed) usado aqui. Ele claramente pede para que Deus o reavive como obra de sua misericórdia (Sl. 119:159).

Em terceiro lugar, lembrando-se dos mandamentos de Deus;

Diz o Salmista que o reavivamento veio quando ele se lembrou dos mandamentos de Deus (Sl. 119:93). Jesus Cristo disse que aquele que o ama guarda os seus mandamentos (Jo. 14:21), o apóstolo João esclarece que os mandamentos de Deus não são pesados, isto é, opressivos, antes nossa obediência à eles são uma resposta amorosa ao que Deus em Cristo já fez por nós (1Jo. 5:3).

Em quarto lugar, entendendo que avivamento é obra de Deus e não nossa. À maneira de Deus e não nossa (Sl. 143:11);

Davi diz “vivifica-me Senhor, por causa do teu nome”. Para a mente dos personagens do A.T. o nome significa a pessoa. Assim sendo é como se Davi orasse: “Senhor, vivifica-me por tua causa”. Obviamente, a palavra aqui empregada para nome (שֵׁם – shem) significa também “fama, honra”, logo, Davi também orou: “Senhor, não deixe que a tua fama caia em desonra por minha causa, renova-me, reaviva-me. Faz a tua obra em mim! Isso fica ainda mais evidente ao lermos Ez. 37:5, alguns sugerem que o espírito aqui mencionado seja o Espírito Santo. Se assim for, o reavivamento, como toda boa dádiva é obra de Deus (Tg. 1:17).

• Os resultados de um avivamento segundo a Bíblia

Salvação dos pecadores – Sl. 85:7
Bençãos terrenas – Os 14:7
Demonstração da graça de Deus – Hc. 3:2 “na ira lembra da misericórdia”.
Apreço pela Palavra – Instrumento de todo avivamento conforme visto

Que Deus nos ajude, e que por sua Palavra nos capacite a orar e a experimentar um poderoso avivamento em nossas vidas.

Comentários